Patricia Punder participa do Customer Force, evento sobre o novo decreto do SAC Humanizado nas empre

Patricia Punder, da Punder Advogados, participa do evento (19 de agosto/21) da Customer Force no Painel Digital II: “Caminhos para a implantação e adequação da nova lei do SAC” que contou com as presenças de Dr. Marcelo Jallad e Dra. Sheila Shimada.


A Lei do SAC foi o nome popular dado ao Decreto Nº 6. 523/08 que regulamenta os Serviços de Atendimento ao Cliente de empresas. Ela traz benefícios às organizações e aos consumidores, entre eles, serviço de atendimento ao cliente com base em regimes de trabalho, prazo para resolução das contestações e gratuidade das ligações.

No entanto, recentemente, a SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) encaminhou à consultoria jurídica do Ministério da Justiça o texto final do novo decreto do SAC com referência ao ano de 2021. Nele, o telefone reapareceu como obrigatório e, necessariamente, deverá ser feito por um humano. Em 2020, a secretaria havia encerrado a obrigatoriedade do atendimento telefônico no SAC.


Essa prática pode ampliar as relações de consumo entre empresas e consumidores, mas requer atenção para quem lidera e atua em atendimento ao cliente.


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